Notícias

NOVOS GRUPOS, NOVAS PESQUISAS

Novos grupos de pesquisa formados por dentistas, biólogos, biomédicos e alunos de Medicina, comprometidos com temas das Ciências Forenses estão em desenvolvimento no IEPCF, cumprindo parte da programação para o ano de 2016. Essas pesquisas desenvolvem-se, tanto no nível de graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC), como no de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) , em parcerias desenvolvidas com integrantes de instituições de ensino, como da Faculdade de Odontologia – USP e do Centro Universitário São Camilo.

Presença do IEPCF em Congresso Latino-Americano

No período de 19 a 23 de outubro de 2015, realizou-se em Montevidéu, no Uruguai, o XI Congreso Latinoamericano de Antropología Forense, promovido pela ALAF - Asociación Latinoamericana de Antropología Forense. Um grupo de pesquisadoras do IEPCF, acompanhadas pelo Prof. Luiz Airton, apresentou 03 trabalhos de pesquisa na oportunidade, todos realizados sob sua orientação: La estimación de la edad en esqueletos humanos a través de la extremidad costoesternal de la quarta costilla derecha en una población de Brasil, Estimación del sexo a través del hueso sacro en esqueletos humanos en una población de Brasil e Estimación de la edad a través de las suturas del cráneo en esqueletos de adultos en una población de Brasil. Existiu interesse e participação de pesquisadores de outros países durante a fase de perguntas , oportunidade em que as pesquisadoras mostraram desempenho seguro e convincente. As fotos mostram a presença das pesquisadoras durante a realização dos trabalhos e na área reservada à apresentação dos pôsteres, relacionados aos trabalhos, durante a realização do Congresso.


Pamela Fontes e Tainá Rodrigues durante os trabalhos no IEPCF.


Ellen Rocha, Marina Roberto, Juliana Macedo e Thaís Maldonado em trabalho de pesquisa no IEPCF.


Prof. Luiz Airton ladeado pelas pesquisadoras do IEPCF, da esquerda para a direita, Tainá Rodrigues, Pamela Fontes, Thaís Maldonado, Cíntia Carvalho e Jaqueline Vital, durante o Congresso, em Montevidéu.

IEPCF recebe comitiva de Moçambique

No dia 17 de março de 2016, esteve em visita ao IEPCF uma comitiva formada por administradores de cemitério da República de Moçambique, acompanhados por servidores da Prefeitura Municipal de Guarulhos. O objetivo de sua vinda era o de conhecer a moderna estrutura administrativa empregada na rede de cemitérios municipais. A visita se deu por iniciativa da Gestora do Depto. de Cemitérios, Sra. Rosimeire Batista Salgado de Almeida, que considerou interessante que conhecessem o IEPCF e seus trabalhos de ensino e pesquisa na área de Ciências Forenses. Após apresentação oral por parte dos Prfs. Luiz Airton e Wilson Lino, os membros da comitiva demonstraram grande interesse em conhecer aspectos técnicos das pesquisas desenvolvidas. Por último, a direção do IEPCF, como medida de reconhecimento da importância do apoio recebido do Depto. de Cemitérios, através de sua Gestora, como também por parte do Gestor do Cemitério Necrópole do Campo Santo, Sr. Francisco Cristiano Lopes, ofereceu à República de Moçambique a oportunidade de formação técnica, teórica e prática, na área de Antropologia Forense, sem nenhum ônus para com o IEPCF, se assim for considerado de interesse pelas autoridades moçambicanas da área forense. 

Em visita ao IEPCF os moçambicanos Horácio Facitela Malwane, Alfredo Faije e Domingas Pinto Romão, acompanhados da Gestora do Depto. de Cemitérios, Sra. Rosimeire B. Salgado de Almeida, do Sr. Diogo Bueno de Lima da Coordenadoria de Relações Internacionais e do Sr. Francisco Cristiano L. Lopes da Gerência do Cemitério Necrópole do Campo Santo, com os Profs. Luiz Airton e Wilson Lino.